Fibromialgia: veja o que a medicina integrativa pode fazer por você

Relembrando dados detalhados na primeira matéria desta série, a Fibromialgia é uma síndrome reumática caracterizada por dores musculoesqueléticas (generalizadas e crônicas) e pela presença de pontos dolorosos, chamados tender points, em regiões anatomicamente determinada. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas, como:

Fibromialgia: Causas atuais

A fibromialgia ainda é um mistério para a medicina. Quando foi relatada pela primeira vez em 1904, achava-se que tratava-se de um quadro inflamatório, que acontecia por alguma alteração do sistema muscular adjacente, que poderia ser explicada por sedentarismo ou falta de atividade física, levando a atrofia muscular. Por fim, esta hipótese foi deixada de lado, porque foi considerada mais como consequência do estado de não atividade física do que fator causal.

Fibromialgia, um pouco de história

A fibromialgia é definida como uma síndrome dolorosa crônica associada a outros sintomas.

A primeira descrição presente na literatura de um quadro clínico semelhante ao da fibromialgia é a de Gowers, que em 1904 descreve uma síndrome caracterizada por dor lombar e dor a palpação de pontos dolorosos dessa região. Sua hipótese é de que se tratasse de um quadro inflamatório adjacente a tais estruturas sensíveis, por isso a nomenclatura atribuída ao quadro foi de Fibrosite.

Entenda a importância da lifestyle na gravidez

Na matéria anterior conversamos sobre a necessidade de se estar bem nutricionalmente para receber o seu bebê. Nesta matéria, irei falar como devemos proceder para que isso ocorra bem.

Bom, neste momento você está se preparando para receber um novo ser no seu ventre e isso é um evento super importante na sua vida.